Páginas

VERDADE OU MENTIRA: OLHOS

Oie!!
Tudo certo com vocês??
Hoje vim responder algumas perguntas sobre nossos amigos de todas as horas. Nossos olhos! Fui a uma oftalmologista para uma consulta de rotina e tirei algumas dúvidas com a Dra. Juliana Rifas.


#1. Ler com pouca luz é prejudicial?
Verdade! Usar os olhos em condições de baixa iluminação não causa danos permanentes. Mas essa prática não é aconselhável. A má iluminação pode produzir cansaço visual ou outros sintomas, trazendo problemas futuros.

#2.Computadores podem causar problemas nos olhos?
Sim, verdade! Tudo que contem luz fluorecente, no caso de computadores, Ipads, tables, celulares e até mesmo outros aparelhos, emitem radiação azul ou luz azul, maligna e benigna. Existem estudos que a exposição prolongada pode causar degeneração macular, ou seja, futuramente você poderá ter prejuízos. Além da luz, nós acabamos piscando menos que o necessário para a lubrificação dos olhos. Mas, nesse caso, podemos usar um lubrificante próprio. Ah, e não podemos esquecer que quando usamos esses aparelhos nós estamos fazendo uma convergência no seus olhos e os seus músculos cansam. O ideal é que cada hora de uso você descanse mais ou menos 15 min.

Extra: A Dra. Juliana indicou algumas lentes com filtros que ajudam a bloquear os efeitos das luzes. (Eyezen e Hoya)
#3. Sentar próximo à TV pode prejudicar as crianças?
Mito! Esse habito pode ser um sinal de que a criança está com dificuldade em enxergar de longe. É essencial que se busque um oftalmologista, para que ele identifique qual é o real problema e se preciso, já iniciar um tratamento. (Esse caso ocorreu com a Ana)


#4. Usar óculos ou lentes de contato erradas faz mal?
Mito! Andar sem óculos ou usar óculos com grau errados não causa prejuízo permanente. Mas o aconselhável é o uso dos óculos corretos para que se obtenha o máximo de eficácia. Cuidado, com as lentes de contato.Elas fazem mal sim! Então, faça a lavagem corretamente, troque elas no tempo certo, não durma com elas e use o lubrificante que vem junto com as lentes. O uso inadequado pode causar danos irreversíveis à córnea e em casos extremos precisa-se de transplante de córnea.

#5. E quanto ao pó de asa de borboleta?
Mito! Definitivamente, pó de asa de borboleta não cega. Poderá produzir uma irritação ou ligeiras manifestações alérgicas, mas ninguém jamais ficou cego por caçar borboletas! Lembre-se: Consultar um oftalmologista é de extrema importância. Assim, você está se prevenindo de doenças e evitando que possíveis problemas se agravem ou até mesmo evoluam. Cuide bem da sua saúde.
Espero que tenham gostado! Agradeço muito a participação da Dra. Juliana Rifas e se tiverem qualquer dúvida ou quiserem fazer algum comentário. É só escrever na aqui em baixo.
Beijos, Heloise Lui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Críticas, elogios e sugestões serão bem vindas!
Só não insulte ninguém.
Beijos, Luindas! ♥